Informática

Tecnologia sem fio promete carregar celular e câmera com qualquer roteador



Pesquisadores da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, trabalham em uma tecnologia que vai permitir que as ondas de rádio de redes Wi-Fi, emitidas por roteadores comuns, carreguem as baterias de dispositivos compatíveis. A tecnologia, batizada de Power Over Wi-Fi (PoWiFi), já foi testada com algum sucesso em laboratório, se mostrando capaz de alimentar a bateria de uma câmera simples posicionada a cinco metros do roteador.

Noutro teste, eles usaram uma pulseira fitness, com bateria completamente zerada, a 8,5 metros de distância do roteador. Depois de duas horas e meia, a bateria do acessório apresentava 41% de carga.

A recarga funciona porque as ondas que o roteador emite são, também, uma forma de energia que, em geral, é suficiente para fazer com que dispositivos de menor consumo funcionem. O que os cientistas fizeram foi desenvolver um componente eletrônico capaz de captar essas ondas de rádio no ambiente e convertê-las em energia.

Roteadores wireless emitem pacotes de informação numa rede o tempo todo, de forma intermitente. A grande sacada dos cientistas da Universidade de Washington foi perceber esse potencial inexplorado, adaptando um roteador para liberar esses pacotes o tempo todo, sem interrupções, ocupando canais que não são usados para dados.

Dessa forma, a conexão de Internet não é perturbada pela transmissão de eletricidade, já que a energia é emitida pelo dispositivo pelos canais alternativos.
As aplicações do PoWiFi devem ser interessantes para o desenvolvimento de dispositivos com Internet das Coisas, já que eles costumam ter um perfil que alia falta de fios e baixo consumo de energia.

Autor: Redação Ferreguion

Tecnologia do Blogger.